Apreço pela cultura humana e produção com elementos da natureza aparecem como o norte do trabalho da Utopia & Utility, um dos ateliês mais promissores no mundo dos acessórios, especialmente de vasos e demais objetos de decoração.

A marca aprecia o trabalho manual – presente na humanidade há séculos – enquanto amplia as possibilidades de produção, culminando em itens feitos de forma inovadora, mas com respeito à história e trabalho de artesãos do passado.

A mentalidade segue as filosofias da fundadora da Utopia & Utility, Pia Wüstenberg. Para ela, “Tudo o que merece ser feito, merece ser feito bem”. Assim, a grife europeia representa uma fusão entre arte e funcionalidade, criando objetos que transformam o cotidiano.

Produção cosmopolita e sustentável

Apesar de “tradição e inovação” ser um dos motes da Utopia & Utility, essa não é a única característica que a define. Todo processo produtivo é sim feito à mão, mas os itens costumam ser desenvolvidos a partir de vários realizadores, os quais estão espalhados por toda Europa.

Ou seja, a Utopia & Utility trabalha com diversos artesãos e cada peça conecta de 2 a 4 produtores, encapsulando uma herança duradoura das habilidades tácitas de toda a Europa.

Por exemplo, o vidro de cor vibrante e presença ímpar que vemos nas imagens é produzido tanto na República Tcheca, quanto no Reino Unido. As cerâmicas são italianas e latão e cobre vêm diretamente da Inglaterra.

Claro, o país-natal da marca tem grande influência. Papel, madeira e outras opções de cerâmicas têm origem alemã. Vale lembrar: todos os materiais possuem origem natural e são recicláveis.

As icônicas edições

Fundado em 2012, o ateliê conta com diversas coleções. Porém, a base para todo o trabalho está na técnica "Stacking Vessel". Nela, uma escultura ganha forma a partir de camadas de materiais naturais, moldados em recipientes que se empilham uns nos outros. Uma vez desmontada, cada parte se torna funcional, servindo como tigelas e vasos.

Sendo assim, a mesma essência estética permeia todos os acessórios. Porém, isso não resulta em coleções óbvias e repetitivas, pelo contrário. A Utopia & Utility oferece variedade graças exatamente à sua gênese cosmopolita.

Conheça as edições

Coleção “Metal”

Uma composição contemporânea e atemporal, feita de madeira, metal e vidro. Chamada “India”, trata-se da coleção principal, lançada originalmente na Sotheby's London, em 2012. Nela, há a presença de vidro soprado à mão – de origem tcheca -, madeira finlandesa e metal britânico.

Coleção “Sculpted”

Com os mesmos materiais da edição anterior, a “Sculpted” alcança novos horizontes, graças ao padrão do vidro. Na verdade, é necessário um conhecimento hábil de trabalho a frio para alcançar os grandes cortes de roda de diamante vertical, que variam de áspero a fino.

A peça de vidro pesada deve ser manuseada por uma pessoa por várias horas, em um processo altamente complexo.

Coleção “Ceramic & Stone”

Como o nome indica, cerâmica e pedra se unem ao vidro para criarem um item altamente luxuoso. A cerâmica é produzida a partir de uma argila úmida, modelada em uma roda horizontal até desenvolver uma forma arredondada. Já a pedra vem das montanhas da Finlândia e Itália.

No fim, trata-se de um item de valor artesanal, com charme luxuoso.

Coleção “Tribe”

Macia e selvagem, a edição “Tribe” une elementos étnicos como penas, madeira e rattan e os combina com o vidro característico da marca. Por sua natureza única, cada material culmina em algo não replicável. Ninguém no mundo terá um igual.

Utopia & Utility na Casual Conceito

As peças da grife estão disponíveis no catálogo da Casual Conceito. Por isso, não deixe de visualizar as produções no showroom.

Além disso, continue bem informado sobre decoração e design no nosso blog e redes sociais.