Compor uma decoração exige alguns cuidados, sobretudo com tecidos. Sempre pensamos primeiro na parte estética, mas a aplicação também é importante: os tecidos para móveis são bons para o verão ou inverno? Eles retêm ou não o calor?

Pensar nisso pode evitar uma série de dores de cabeça, ou seja, não devemos focar somente no visual. Afinal, cada material conta com características próprias: alguns esquentam, outros trazem aquela sensação de frescor.

Nesse texto, vamos focar nas coberturas perfeitas para o inverno. Você poderá utilizar em almofadas, tapetes, mas também em poltronas, sofás e até mesmo em cadeiras. Quer saber como acertar na escolha? Continue a leitura.

Tecidos para móveis: opções para o inverno

As temperaturas mais baixas exigem materiais com a capacidade de reter melhor o calor, de criar uma sensação calorosa ao entrar em contato com a pele. Nem todos possuem a habilidade e não é incomum ignorarmos a questão ao escolher um novo mobiliário.

Mas sabia que linho e sarja são mais “frios” ao toque? Então, essa informação é importante, especialmente se você mora num lugar com temperaturas mais amenas. Bom, e quais tecidos para móveis funcionam para o frio? Veja a seguir:

Veludo

O veludo exala sofisticação e é inconfundível, principalmente ao tocarmos sua textura macia. A capacidade luxuosa o faz um dos elementos mais cobiçados no segmento de alto padrão e por isso as grandes marcas oferecem peças com o revestimento

Do ponto de vista de temperatura, o veludo é bastante quente. Também conta com excelente resistência e durabilidade, sendo ideal para uso contínuo.

Quer ir no seguro? É só escolher uma cobertura de lã. Além de belíssima, ela é um isolante natural e uma das referências de tecidos para móveis durante um clima frio.

Citamos o sofá, mas é completamente possível encontrar outros mobiliários com o material, como poltronas, cadeiras e puffs. Além do mais, a lã é basicamente a matéria-prima de ateliês ultra renomados, como os do estilo escandinavo.  

Pele

A pele animal ainda figura entre as alternativas mais buscadas quando estamos falando de climas amenos, algo lógico se lembrarmos como o item guarda o calor como poucos.

Mesmo existindo a opção tradicional, nada impede de migrar para o sintético, que conta com o mesmo conforto e qualidade. Além de mais sustentável, trata-se de uma alternativa mais fácil de manter e limpar, se compararmos com a pele genuína.

Camurça

A camurça é um tipo de couro de acabamento aveludado, produto da parte interna da pele de um animal. Como características, temos um toque bastante suave e confortável. Evidentemente, ela retém muito bem o calor e ainda carrega uma classe própria, o que a faz um artigo altamente requisitado.

Entretanto, lembre-se que a camurça é mais delicada e necessita de hábitos de limpeza e manutenção constantes. Isso porque ela é sensível a manchas e danos causados por umidade. Sendo assim, evite ao máximo derramar algo na textura.

Mobiliário, decoração e muito mais: continue com a Casual Móveis

Continue acessando conteúdos imperdíveis sobre design de interiores, direto no blog da Casual Móveis.