O design orgânico traz para o home decor uma sensação de fluidez e continuidade, com ênfase nos formatos naturais. Esse tipo decorativo ganha adeptos há décadas, mas retornou recentemente aos holofotes devido à necessidade de criar espaços mais convidativos e agradáveis.

Nesse sentido, os móveis arredondados e curvos - típicos do design orgânico – são imprescindíveis para quem visa adotar o estilo. Existem muitas alternativas com o formato e há também ótimos benefícios de utilizá-los nos mais diversos espaços.

Um exemplo prático da qualidade dos móveis curvos é o fato de harmonizarem com uma decoração natural, cheia de vida e fluidez. Pensando em ajudar a entender tal design, separamos um guia com informações e recomendações de móveis que encaixam na estética.

Móveis curvos e design orgânico: entenda a relação

Os últimos anos foram marcados por um mobiliário com linhas retas, minimalistas e ênfase em praticidade decorativa. Entretanto, as tendências começaram a mudar devido à pandemia de Covid-19, que iniciou em 2019.

Como muitos passaram a frequentar mais seus lares, arquitetos e designers encontraram maneiras de criar ambientes com mais elementos da natureza, e aí entra o design orgânico. Nele, incorporamos formas naturais e curvilíneas e deixamos para trás as linhas retas e minimalistas.

Por isso, os móveis de decoração orgânica contam com uma construção mais volumosa, arredondada e com curvas e inclinações típicas de elementos orgânicos. Essa construção traz uma sensação de continuidade e movimento, perfeito para criar harmonia entre lar e natureza.

Quais os benefícios dos móveis de design orgânico?

A decoração orgânica aumenta a sensação de bem-estar dentro do ambiente e oferece aconchego e conforto. A razão para isso está nas próprias curvas suaves e arredondadas dos móveis, pois propiciam sentimentos de paz e tranquilidade, assim como acontece no décor nórdico.   

Além do mais, quem utiliza a mobília - cadeiras, poltronas ou sofás – tem a sensação de experimentar itens de excelente ergonomia, já que as curvas se assemelham às formas naturais do corpo humano.

Indo para o lado criativo, impossível ignorar as complexidades presentes em um espaço com móveis arredondados e curvilíneos. Por exemplo, ao se deparar com um móvel do tipo, percebemos como ele consegue trazer a sensação de continuidade e fluidez, algo ótimo para otimizar locais menores.

Além disso, por serem redondos, os itens ocupam menos espaço se comparados aos mais retos e tradicionais. Logo, para quem precisa aproveitar cada centímetro, o design orgânico é uma boa pedida.  

Outra vantagem interessante é sua capacidade de se destacar em um ambiente. Pelo desenho diferenciado, o modelo consegue quebrar a monotonia e dar mais personalidade, especialmente se o local possui mobiliário destoante.

Confira opções de móveis para a sua decoração

Que tal vermos em imagens alguns móveis curvos e arredondados? Veja a seguir referências para inspirar o seu próximo projeto de interior design:

1 – Mesa lateral Koishi e sofá modular Saint-Germain – Poliform

2- Poltrona Guscio – Flexform

3- Sofá Orlando – Paola Lenti

4- Sofá Fao - Collection Particulière

5- Mesa lateral Claude – Paolo Castelli

6- Poltrona Sophie – Gallotti & Radice