Os países do norte europeu são conhecidos por suas grandes paisagens, qualidade de vida e temperaturas baixas. Porém, eles também são importantes no mundo da decoração e inspiraram um movimento próprio, o estilo nórdico.

Como a região tem poucas horas de sol e enfrenta invernos rigorosos, a decoração prima por um cenário mais agradável e hospitaleiro. Em outras palavras, a ideia central é criar um ambiente caloroso.

Está pensando em pôr o modelo em prática? Separamos um material sobre o estilo e damos bons exemplos de móveis para montar um projeto.

Características do design escandinavo

O design nórdico dá prioridade a ambientes confortáveis, onde a convivência e a conveniência possuem maior força. Logo, trata-se de um modelo mais minimalista, simples e funcional. Aqui, a pessoa se sente abraçada em um cenário confortável, aconchegante e cheio de hospitalidade.

Todas essas características são reflexo da geografia e cultura da região. Afinal, o norte europeu é extremamente frio e recebe pouca luz solar em vários momentos do ano. Por isso, os arquitetos criaram um movimento onde a casa ganha ainda mais importância.   

Como são os móveis estilo nórdico?

De forma geral, os móveis estilo nórdico precisam ser funcionais, antes de qualquer coisa. A decoração prefere atuar com itens de linhas simples e desenhos pouco arrojados.

Outra preferência são os móveis em branco, para dar mais luz e vivacidade ao ambiente. Os modelos geralmente são constituídos de materiais naturais, especialmente madeiras firmes e duradouras.

Por fim, vemos a presença de tecidos que trazem calor, como algodão, lã, pelúcia e pele. Perceba como todas essas propriedades refletem o estilo de vida e geografia do norte europeu.

4 opções de móveis estilo nórdico

1- Poltrona Fauteuil – Norki

As temperaturas negativas exigiram a utilização de materiais que amenizam o frio. Por isso, não é incomum vermos peças que utilizam pele, sejam sintéticas ou verdadeiras.

A Norki é referência nesse tipo de mobiliário e a Poltrona Fauteuil é uma ótima alternativa. Ela consegue esquentar o recinto com seu material e design e conta com detalhes em madeira de carvalho.

2- Cadeira Pacha – Gubi

O minimalismo e apreço por itens com linhas retas e sóbrias são mais comuns ao estilo nórdico. Mesmo assim, existe a possibilidade de utilizar móveis arrojados, sem perder tal essência.

A cadeira Pacha foi projetada por Pierre Paulin e conta com formas orgânicas e curvilíneas. Mesmo com tanta personalidade, ela mantém um traço dos móveis de estilo nórdico: o conforto.

A peça de Paulin foi projetada com curvas ergonômicas, se tornando uma experiência única em aconchego.

3- Cadeira Elephant - NORR11

Impossível citar a decoração escandinava sem considerar a NORR11, marca que junta as particularidades da região com culturas de outras partes do planeta.

A Elephant foi projetada justamente com essa intenção: o design baseia-se em modelos da década de 1950 e em móveis japoneses. O resultado foi uma peça leve e elegante, onde o encosto em forma de orelha de elefante se curva suavemente.

A Elephant se torna um bom artigo de cenário nórdico devido aos detalhes em madeira de carvalho, sejam eles mais escuros ou claros.

4- Cadeira Robert Exterior – Sika

Separamos uma opção da Sika para mostrar que o estilo nórdico não precisa ficar preso a ambientes fechados. A cadeira Robert Exterior se inspirou na coloração e aparência do material Rattan para criar laços com a natureza, uma perspectiva extremamente forte na Escandinávia.

Além disso, a composição da peça permite utilizá-la em espaço aberto durante todo o ano, pela resistência ao sol e chuva.