Eero Saarinen

Um nome que mimetiza a história do design, Eero Saarinen nasceu na Finlândia em 1910, filho do arquiteto e diretor da Cranbrook Academy of Art, Eliel Saarinen, e a artista têxtil Louise Saarinen, Eero Saarinen foi cercado pelo design durante toda a sua vida. Eles imigraram para os Estados Unidos em 1923, quando Eero tinha treze anos, morando em Bloomfield Hills, Michigan, onde seu pai ensinou e foi reitor da Cranbrook Academy of Art, e fez cursos de escultura e design de móveis por lá. Ele teve um relacionamento próximo com os colegas Charles e Ray Eames, e tornou-se grande amigo de Florence Knoll.

Saarinen recebeu reconhecimento pela primeira vez enquanto ainda trabalhava para seu pai, por uma cadeira projetada junto com Charles Eames para a competição "Design Orgânico em Móveis para a Casa" em 1940, pela qual eles receberam o primeiro prêmio. A " Cadeira Tulipa ", como todas as outras cadeiras Saarinen, foi levada em produção pela empresa de móveis Knoll. 

Além de expressivo designer de móveis, teve grande êxito como arquiteto, com projetos em diversas cidades nos estados unidos. Alguns projetos de destaque foi seu 1º concurso conquistado (Arco Gateway, Missouri), o GM Technical Center em Michigan, Crow Island School em Illinois, diversos projetos para grandes universidades americanas e prédios corporativos para CBS, IBM e John Deere, entre outros expressivos projetos.

Seus prêmios e condecorações mostram a força de seu design. Recebeu prêmios junto com Charles Eames na competição de design de móveis do MoMA em 1940. O festival de artes de Boston em 1953 deu-lhe o Grand Architect Award. Ele recebeu o prêmio First Honour do American Institute of Architects duas vezes, em 1955 e 1956, e sua medalha de ouro em 1962. Em 1965, ele recebeu o primeiro prêmio na competição da Embaixada dos EUA em Londres.
 

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.