Inovar pode ser difícil, especialmente com design arrojados e ideias extremamente diferenciadas. Porém, mentes brilhantes são capazes de coisas impensáveis, de criar algo tão especial que parecia impossível. A poltrona Hortensia, da marca holandesa Moooi, demonstra como a criatividade e a tecnologia podem fazer história.

Não se engane, ao encará-la a intenção é realmente evocar as pétalas de uma flor desabrochando. Isso impressiona tanto pelo visual quanto pela curiosidade: como conseguiram chegar nesse resultado? Como é possível replicar para interiores luxuosos?

Basta dizer que a Moooi conseguiu tal feito, mas podemos ir além disso. Nosso texto aborda um pouco da história da poltrona Hortensia e como acontece sua produção. Continue a leitura para conhecer mais dessa obra de arte em forma de móvel.

Tudo começou em 3D


O incrível design de Andrés Reisinger & Júlia Esqué

O projeto iniciou em 2018, ainda como uma peça puramente digital, renderizada em 3D. Devido ao sucesso nas redes sociais e pelos múltiplos pedidos de clientes e admiradores, o ateliê holandês decidiu transformá-la em um móvel verdadeiro e de significado singular.

Isso só foi possível devido à dupla Andrés Reisinger e Júlia Esqué. Eles decidiram colocar o trabalho em prática e chegaram a criar uma edição limitada, a qual serviu de protótipo para o produto final. Porém, havia descrença quanto ao sucesso do empreendimento, o chamavam de "a poltrona que não pode ser feita".

Mesmo assim, a dupla conseguiu fazer do sonho digital uma realidade tátil. A poltrona Hortensia conta com estrutura de aço, revestida em espuma moldada por injeção. A parte das pétalas é feita de poliéster leve, cortado a laser em tiras longas e com bordas agrupadas em conjuntos de 40 pétalas.


A exclusiva versão em cinza

A Moooi utiliza máquinas especializadas para costurar os módulos de pétalas em um tecido elástico espesso. Posteriormente, tal tecido será envolvido ao redor do móvel, dando forma a uma cadeira de silhueta rechonchuda, coberta com 30.000 pétalas.

Devido a tal processo, o ateliê holandês consegue oferecer o item para interiores de todo o mundo.

Poltrona Hortensia: Conceito

O nome do artigo já dá a dica de sua inspiração principal: uma flor hortênsia a desabrochar. Segundo o ateliê, a intenção seria projetar um lugar tranquilo e acolhedor, cercado de suavidade e beleza. E existe algo melhor que uma flor para tal? Daí todo o conceito por trás do design.

A Moooi disponibiliza a peça na cor original em rosa claro, mas também em outras tonalidades, como cinza claro, verde sálvia, marfim e vinho. Além do mais, ela pode ser estofada com uma ampla variedade de tecidos e couros, somando mais de 390 opções.


A cor marfim dá uma personalidade etérea, de calmaria e suavidade

A casa do design de luxo: Casual Móveis

A poltrona Hortensia faz parte de um amplo catálogo de peças exclusivas, onde o premium design norteia a escolha de produtos icônicos. Essa é a Casual Móveis, o espaço onde o luxo ganha vida e cor.

Para conhecer outros artigos marcantes, continue acessando nosso blog. Além disso, em nossas redes sociais você encontra inspirações para um mundo de beleza e autenticidade.