As criações de Pierre Paulin estão entre as mais cativantes no mundo do interior design e isso se deve muito à sua inventividade e imaginação. Considerado um dos designers mais importantes do século passado, o francês deixou um legado enorme e ainda inexplorado.

Um dos melhores exemplos de sua genialidade, a “Groovy Chair” demonstra com maestria tudo que conseguia exprimir. Estamos falando de um autor com apreço por materiais de difícil manipulação, mas com inteligência e visão que superavam obstáculos.

Até os dias de hoje, contar com uma peça de Paulin é ter certeza de um item único, com capacidade de exprimir poesia ao ambiente. Por isso, vale a pena entender um pouco da genialidade do francês, assim como conhecer algumas de suas obras.

Uma herança inexplorada

Pierre Paulin cresceu cercado de fortes influências e isso começou dentro do núcleo familiar. Seu tio, Georges Paulin, foi um designer automotivo e estilista de carrocerias com uma mente afiada para soluções inteligentes.

Ele mostrou a um jovem Pierre a satisfação que existia ao ser criativo e sair do senso comum, de utilizar materiais menos convencionais para fazer algo único e revolucionário, sem perder a qualidade estética.

Toda essa herança criativa culminou numa série de produções inovadoras. Paulin utilizava materiais como espuma, metal, plástico e couro e conseguia dar forma aos designs, deixando-os leves, confortáveis e com formas sinuosas e elegantes.

Conforto, beleza, personalidade, podemos utilizar todos esses adjetivos para qualificá-lo. Porém, Paulin deixou um legado ainda inexplorado. Sua mente era tão vanguardista que muitos dos seus desenhos e protótipos não foram colocados em prática na época, devido à falta de tecnologia para tal.

Por isso, até os dias de hoje existem modelos nunca desenvolvidos, mas pensados e desenhados há décadas por Paulin.

“Groovy Chair”: uma assinatura clássica de Pierre Paulin

A “Groovy Chair”, ou "Cadeira M", pode ser um dos retratos mais fiéis da capacidade criativa de Paulin. Comentamos anteriormente como o designer conseguia dar forma elegante e sinuosa aos materiais com que trabalhava e essa cadeira indica exatamente isso.

Seus formatos são fluidos e pensados exatamente para encaixar o corpo da pessoa no assento e apoio. Ao mesmo tempo, a “Groovy Chair” consegue se destacar dentro de qualquer ambiente, pela estética e versatilidade de uso.

Mesmo assim, precisamos lembrar de como o conforto e funcionalidade fazem parte desse item. Afinal, essas duas características eram muto bem quistas pelo francês.

Outro exemplo do seu apreço por formas sinuosas e conforto é o sofá “ABCD”.  Repare como as curvas do item se adaptam perfeitamente ao corpo de cada pessoa e o espaço entre cada assento serve como um “braço” a quem está sentado no móvel.

Uma visão para o futuro

Pierre Paulin foi um artista à frente de seu tempo, por sua inventividade, criatividade e espírito vanguardista. Mesmo depois de décadas, suas peças continuam a exprimir o que há de mais belo e único no mundo do interior design.