A poltrona Papa Bear é um dos modelos mais icônicos na história do design de interiores, tanto por sua excelente produção artesanal, quanto pelo design particular. Além disso, o nome peculiar, inglês para “Papai Urso”, chama especial atenção.

Mas acredite, a alcunha faz total sentido, uma vez que as características do modelo ficam claras. Se você procura um item contemporâneo, que usa materiais naturais em sua produção e exprime um estilo de vida confortável e luxuoso, precisa conhecer a Papa Bear.

Abaixo, vamos te mostrar as principais características da poltrona da PP Møbler e o que faz dela um artigo tão especial e encantador.

Uma história de talento e dedicação

A Papa Bear foi a primeira produção de Hans j. Wegner para a PP Møbler. Lançada em 1953, se tornou a obra de maior sucesso do designer e um dos modelos mais representativos de sua expertise.

Durante o século passado, Wegner ficou conhecido por utilizar formas requintadas e combiná-las com materiais como madeira, principalmente. Normalmente, seus projetos fornecem uma sensação de suavidade orgânica, com traços de minimalismo.

Podemos notar tais características na própria poltrona, mas Wegner não se contentou em produzir apenas a Papa Bear. Aliás, o designer ficou conhecido por seu amor às cadeiras, sendo considerado um grande mestre, com mais de 500 produções em seu nome.

Papa Bear: um colírio para os olhos, um privilégio para o corpo

A Papa Bear se caracteriza como o arquétipo perfeito de uma poltrona confortável. Ela conta com uma robusta estrutura de madeira, dando a base para o estofamento. As formas e ângulos desenvolvidos levam semanas para serem finalizados, já que todo o processo é feito de forma artesanal.

O estofamento cria uma experiência de conforto extremo e impressiona a qualquer um que alguma vez já experimentou o item. Isso ocorre devido aos materiais constituintes do mesmo: fibra de algodão, fibra de palma, fibra de linho e crina de cavalo.

Além disso, também estão presentes as molas de metal, que proporcionam um apoio sensível para as costas. Todo esse trabalho é essencial na concretização de um estofamento genuíno, macio e com excelente durabilidade.

Claro, o visual também é de encher os olhos. A poltrona tem um aspecto ergonômico, especialmente na região das costas. Além disso, os descansos para os braços parecem abraçar o usuário e isso faz do artigo algo incrível de se contemplar.

A origem do nome

O nome da Papa Bear vem justamente dos descansos para os braços. Eles parecem envolver a pessoa sentada na peça, semelhante aos membros superiores de um urso. Porém, o nome do produto não foi desenvolvido pelo autor, mas sim por um jornalista, que cobria o lançamento do artigo.

De qualquer forma, o móvel demonstra as capacidades criativas, até mesmo lúdicas de Wegner. Porém, a poltrona se destaca por ser confortável e versátil.