O sofá é determinante na hora de construir um cenário decorativo, seja para momentos de descanso, ou para encontros e interações. Existem muitas opções do móvel no mercado, mas um deles se destaca por vários motivos: o sofá modular.

Como o nome indica, trata-se de um artigo constituído por seções de assentos individuais que se conectam e podem formar designs diferentes, dependendo do desejo e necessidade do usuário.

A flexibilidade e a capacidade de oferecer várias alternativas decorativas fazem do sofá modular um objeto de grande interesse. Porém, existem outros motivos para a popularidade do móvel. Veja quais a seguir:

Cinco razões para ter um sofá modular

1- Versatilidade

Como o sofá modular é composto por diversas partes removíveis, existem muitas possibilidades de combinar e formar o item. Por exemplo, você pode remover algumas sessões que não usa no dia a dia e acoplar apenas quando quiser.

Outra opção é mudar a composição dependendo da ocasião. Numa noite de encontro com amigos, pode utilizar o puff como assento adicional ou configurar num formato chaise. Estamos falando de um modelo extremamente multifuncional, perfeito para qualquer ambiente.


O “Phoenix” da MisuraEmme pode ser configurado de diversas maneiras

2- Designs arrojados ou minimalistas

Outra qualidade bastante forte nesse mobiliário é o fato dele estar disponível tanto em designs minimalistas, quanto em estéticas mais arrojadas. O modular pode figurar em ambos e existem excelentes opções para quem prefere um ou outro.

Para os fãs de designs inovadores, destacamos o Camaleonda da B&B Itália. Aliás, seria difícil não citar o clássico responsável pela popularidade do sofá modular, ao ser lançado nos anos 70. Seu formato arredondado e divertido mostra como o móvel pode ter um design chamativo e marcante.

Porém, como comentamos, o minimalista também pode harmonizar com o artigo. Na verdade, muitas peças foram feitas justamente para compor um espaço mais ligado ao conforto e aconchego. O Mondrian da Poliform, é um exemplo claro dessa possibilidade.

3- Perfeito para todos os espaços

Com o design modular, você pode montar o móvel de acordo com a quantidade de módulos que cabem no espaço. Na prática, há opções tanto para salas grandes quanto para pequenas.

Uma dica para quem possui um local menor é utilizar o sofá em formato “L”, aproveitando cada canto precioso para formar um ambiente aconchegante. Entretanto, se a pessoa conta com uma área mais ampla, vale a pena investir no formato “U”.


Um ótimo exemplo de sofá em “U” é o “Add Look”, da I4 Mariani.

4- Conforto em primeiro lugar

Apesar da funcionalidade ser o diferencial mais comumente associado ao sofá seccional, o conforto não fica de lado, muito pelo contrário. Boa parte dos ateliês que produzem o modelo primam por itens capazes de unir as duas capacidades.

Por essa razão, os móveis seccionais permitem reclinar, descansar e relaxar, muito devido aos materiais utilizados na estrutura, como espumas e estofamento de alta qualidade. Isso sem falar na variedade de tecidos que recobrem o sofá.

5- Itens extras

Não é incomum o sofá modular possuir a companhia de uma mesa de centro ou mesas laterais. Esse tipo de item ajuda a compor o cenário e dá mais oportunidades de customização. Também é possível vermos encostos e braços com estrutura aberta, para permitir o armazenamento de objetos.

O Extrasoft Contenitori, da Living Divani, possui algumas dessas características. Trata-se de uma edição especial do design clássico de Piero Lissoni e conta com unidades de armazenamento em madeira, seguindo a linha minimalista e suave.