A compra de produtos com viés sustentável e eco-friendly tem sido uma das tendências mais seguidas nos últimos tempos. Não à toa, o interior design aplica o uso de materiais naturais na decoração frequentemente, estabelecendo ótimos projetos de etilos diversos e múltiplos.

Arquitetos e seus clientes apreciam bastante itens como madeira, rattan, algodão, lã e pedra. E existem duas razões principais para isso: a questão sustentável é a primeira. Porém, a beleza e autenticidade dos componentes também são levadas em conta, assim como a singularidade de cada um.

Há no orgânico algo único e especial. Convenhamos, quem não quer ter essa sensação em um projeto decorativo? Abaixo, explicamos sobre a tendência e mostramos como alguns móveis do tipo inspiram e transformam ambientes.

O que são materiais naturais?

Os materiais naturais na decoração são aqueles que podem ser encontrados no meio-ambiente e utilizados a partir de pouca intervenção humana. Claro, ainda há algum tipo de manejo, mas são menores e menos complicados se comparados aos sintéticos.

Como exemplo temos a madeira, um elemento sempre presente e extremamente versátil. Junto dela estão outros igualmente interessantes, como o rattan, algodão, sisal e até mesmo a lã. Também entram nessa esfera o linho, pedras, coco e bambu.

Todos eles podem ser aplicados em móveis ou num projeto de interiores. Você provavelmente já se deparou com algum e pode nem ter reparado. Mas saiba: eles trazem sensações e experiências especiais e merecem sua atenção.

Materiais naturais na decoração: vantagens

Os elementos orgânicos carregam atributos únicos, que não podem ser replicados por produções sintéticas. Eles contam com marcas e variações em cores e texturas, capazes de definir uma peça.

Podemos dizer então que um artigo do tipo terá particularidades especiais. Ou seja, ao comprar um, estará garantindo um objeto de valor inimaginável: só você o possui, ele é inigualável e irreplicável.

Do ponto de vista do projeto em si, a vantagem dos materiais naturais na decoração cai na versatilidade. Isso porque o tipo funciona em diversos modelos, desde o clássico até o moderno. O minimalismo escandinavo incorpora bem os objetos orgânicos e mesmo o boêmio consegue aplicá-lo com sucesso.

Importante lembrar: eles não estão restritos a apenas um uso. Você poderá utilizar no assoalho, como cobertura de paredes e, claro, em móveis de alto-padrão.

Opções na Casual

Aproveitando a deixa, separamos opções em mobiliário. Mostramos as alternativas e destacamos qual elemento está em destaque na produção. Veja a seguir:

1 – Rattan

A cadeira “Isabell”, da Sika Design, foi produzida com rattan e aplicado juntamente com ArtFibre, um objeto exclusivo de polietileno.

2 - Madeira


Um exemplo do estilo escandinavo e do uso primário da madeira como base. Essa é a “Mama Bear”.

3 – Linho


O sofá “Sumo” da Living Divani aparece com diversos tecidos e o linho entre eles. Note a versatilidade dos elementos.

4 – Bambu


Utilizar o bambu em uma luminária é a especialidade da Ay Illuminate. Perceba o clima rústico, mas convidativo que ela cria.

Visite a Casual Móveis

Depois desse guia, vale a pena pensar nos materiais naturais na decoração, não acha? A Casual Móveis oferece as opções acima, assim como diversas outras. Entre em contato, visite nosso showroom e continue acessando o blog.