O Décor e a tecnologia precisam estar em constante harmonia para criarem materiais belos e com soluções inteligentes. Feita com o propósito de praticidade, a luminária recarregável é um exemplo claro disso: além de funcional, pode incluir também um design exclusivo.

Essa ideia vem do conceito “mobile lighting”, onde a luminária portátil não possui apenas qualidades relacionadas à conveniência. Na verdade, ela também pode apresentar uma estética marcante, com características próximas às verdadeiras obras de arte.

Existem muitos ateliês no mercado que estão olhando para a tendência com bastante carinho. Porém, é preciso entender a luminária recarregável, como funciona e quais modelos considerar ao adquirir uma. Quer estar a par de tudo isso? Continue lendo nosso texto.

Como funciona uma luminária recarregável?

Os itens de iluminação são tradicionalmente ligados ao conceito “fixo”. Ou seja, imaginamos lustres e abajures sempre conectados às tomadas. Em contraste a isso, existem as luminárias portáteis, como as lanternas, por exemplo.

Claro, esse tipo de item existe há muitas décadas, mas apenas recentemente foi colocada em prática a ideia de unir o conceito de conveniência aos designs únicos e exclusivos dos maiores ateliês do mundo.

Não à toa, marcas como Flos, Martinelli Luce e Artemide já oferecem opções interessantes, as quais podem ser carregadas e transportadas para transformarem os mais diferentes ambientes.

O funcionamento do artigo é simples: boa parte das luminárias portáteis vêm com entrada USB para carregamento e a bateria pode durar de 6 a 12 horas e algumas prometem ir até além disso.

Por que utilizar a luminária recarregável?

O artigo já não está mais associado apenas a emergências e situações de lazer no campo, como acampamentos. Na prática, a luminária pode muito bem fazer parte do seu dia a dia como um elemento coringa para situações específicas.

Um exemplo prático são os ambientes externos, que nem sempre possuem boa iluminação para deixar o local aconchegante e prazeroso. Para evitar toda a logística de encontrar uma tomada, o usuário precisa apenas levar sua luminária recarregável, ligá-la e pronto.

Como comentamos anteriormente, um design mais refinado e sofisticado pode ser aplicado aos itens e por isso ter uma luminária do tipo pode ser exatamente o que você precisa. A seguir, destacamos algumas boas opções com estética elegante.

Sete exemplos de luminárias recarregáveis

1 - Bon Jour (FLOS)

2- Minipipistrello (Martinelli Luce)

3- Bontà (Artemide)

4 – Bellhop (FLOS)

5- Goncen (Nahoor)

6 – Panthella (Louis Poulsen)

7 – Easy Peasy (Lodes)