Barcelona inaugurou recentemente o centro Kālida Sant Pau, um espaço arquitetônico projetado para que pessoas com câncer e seus familiares, amigos e cuidadores possam experimentar tratamento oncológico em um ambiente agradável e acolhedor. A arquiteta Benedetta Tagliabue projetou o edifício e Patricia Urquiola, juntamente com sua equipe no Studio Urquiola, criou os interiores.

“É uma honra ser convidada para trabalhar neste projeto em conjunto com a Benedetta Tagliabue. Como designer e arquiteta, meu objetivo é criar espaços onde as pessoas se sintam confortáveis ​​e vivam melhor, um objetivo que coincida com a missão de Kálida ”, explica Urquiola. Com isso em mente, ela começou a colaborar com marcas que se alinham à filosofia do projeto e que concordaram em doar seus produtos para uma grande causa. Urquiola selecionou seus próprios desenhos das coleções GANMANGAS ORIGINAL e MANGAS SPACE.

A escolha de MANGAS faz todo o sentido no contexto da Kálida: a MANGAS é inspirada nos suéteres de lã feitos à mão que as avós costumavam fazer. O calor da pura lã, o caráter de suas mãos e as formas heterogêneas e orgânicas nos remetem à infância, nos remetem ao elemento humano e à importância de dar e receber cuidados. A combinação de cores neutras e vivas em MANGAS também se adapta bem às necessidades do espaço Kálida: tons neutros favorecem o relaxamento, enquanto notas coloridas trazem otimismo.

O projeto Kālida Sant Pau, anexado ao Hospital de Sant Pau Campus, em Barcelona, ​​oferece apoio emocional, prático e social. É gratuito e aberto a qualquer pessoa com câncer e seus parentes imediatos. 

 

O alinhamento às causas sociais da marca é de longa data. A GAN Rugs (do grupo espanhol Gandia Blasco) tem um projeto de valorização e desenvolvimento de mulheres na Índia, que ajuda a desenvolver a economia local e as comunidades rurais dos quais elas estão presentes. 

 

Essas são algumas provas que arquitetura e design também são ferramentas para construir um mundo melhor.