Construir uma série de objetos mobiliários de essência nobre, com semântica e estética particular pode ser um princípio complexo. Ainda assim, a Collection Particulière executa tal tarefa de forma significativa no décor francês de alta qualidade.

A casa de design surgiu na década passada a partir da curadoria de Jérôme Aumont, que visava construir um legado com aquilo que chama "objets de nécessité", francês para “objetos necessários”.

Para Aumont, sua coleção se insere na esfera eclética e consistente, transformando objetos da vida cotidiana em esculturas de declarações verdadeiras e impressionantes. Logo, Collection Particulière visa moldar um projeto de forma especial e singular; uma expertise do design francês.

O mundo de Aumont


O sofá “FAO” demonstra a essência da marca graças aos contornos suntuosos e sofisticados.

A grife francesa produz para diversas linhas em móveis de luxo: iluminação, assentos, estofados e objetos de edição limitada. Para conseguir êxito na empreitada, nada mais correto em colaborar com alguns dos nomes mais importantes do décor europeu.

Grégoire de Lafforest, Dan Yeffet, Christophe Delcourt, Arno Declercq e Dessuant Bone são os principais nomes por trás das peças e foram escolhidos devido ao seu estilo identificável, ainda que a essência "objets de nécessité" se mantenha como norte.

Ao desenhar cada item, a funcionalidade é colocada como ponto focal. Isso resulta em séries mais ligadas ao minimalismo e em silhuetas contidas, com inspirações em formas naturais. Ainda assim, a parte mais interessante está na intenção de elevar tais peças a outro patamar.


O encosto suspenso da “LEK” imprime originalidade ao design.

A aspiração da Collection Particulière é de criar móveis nobres e significativos, dando a eles uma presença etérea e, por vezes, antiga. Dessa forma, opta-se por uma materialidade sinuosa, com sofás, cadeiras e mesas de linhas onduladas, capazes de levar fluidez e um senso de continuidade.

Claro, impossível alcançar tal resultado aplicando técnicas com materiais de baixa qualidade. Na verdade, a escolha de matérias-primas é bastante restrita: madeira, mármore, couro, latão e cerâmica. São itens nobres, de fato, mas escolhidos por seu caráter e capacidade de envelhecer com elegância e com uma pátina sutil.

Collection Particulière na Casual Conceito


As formas sobrepostas criam um item de impressionante qualidade decorativa.

A Collection Particulière de Jérôme Aumont inspira todos graças ao olhar aguçado para detalhes, além de sua essência e individualidade. Um ateliê digno da Casual Conceito, a casa da marca no Brasil.

Para mais detalhes sobre essa e outras marcas de móveis autênticos, continue acompanhando o blog da Casual, além de nossas redes sociais.