Apesar do estilo minimalista estar em voga, a decoração com estampas não perde força para quem prefere cores e texturas impactantes. Claro, é bem mais difícil de encaixar, mas não é nada impossível se você souber exatamente como fazer.

Tal estética pode apresentar desenhos, texturas, formas geométricas e figuras visualmente bem destacadas. Como resultado, vemos um cenário rico em detalhes e capaz de transmitir a personalidade da pessoa que habita o local. 

Para ajudar a aplicar a decoração com estampas, separamos três dicas infalíveis para quem é fã do estilo e busca utilizá-lo em algum projeto do dia a dia. Quer mais personalidade e vida para o seu décor? Continue lendo e entenda como harmonizar tudo perfeitamente.

3 dicas para decoração com estampas

1 - Comece em pequenas áreas

Utilizar o padrão pode ser um desafio, então o ideal é iniciar de forma tímida, em pequenas áreas dos quartos ou da sala. Por isso, recomendamos selecionar um ponto focal, como uma cabeceira, cortina ou almofadas.

Dessa forma, você terá um destaque no décor e não sobrecarrega visualmente o ambiente, criando equilíbrio entre os elementos que compõem o projeto. Para isso é preciso conhecer o espaço e definir o local ideal para aplicar.

Já pensou colocar em um cenário com muitos elementos decorativos? Vai ficar caótico. Assim, use com cautela e aproveite para eleger peças que poderão ser substituídas ao longo do tempo, para evitar o cansaço.

2- Utilize como princípio de um projeto

Definir o tom, a temática de um ambiente é um dos momentos de maior importância. Assim, nossa segunda dica é escolher a decoração com estampas como ponto de partida.

Ao estabelecer a base, existem duas possibilidades: seguir as cores da figura e harmonizar, ou aplicar contrastes que podem ser um verdadeiro show de tonalidades. Ambas são soluções interessantes, mas vai do seu gosto e preferência.

Se optar pela harmonia, a dica é escolher tons parecidos ou iguais àqueles dentro da imagem base. Também dá para mesclar padrões com palhetas em comum, dando sensação de unidade.

No caso da mistura de ornamentos, o ideal é seguir a lógica da complementação. Por exemplo, você definiu um modelo em floral com cores mais neutras. Nesse caso, opte por complementar com tons mais fortes, numa temática rústica. Com isso, o décor terá uma profundidade e não parecerá um “carnaval” de imagens.   

3- Utilize em móveis estratégicos

Nas duas primeiras dicas focamos em acessórios e pinturas em parede, por exemplo. Entretanto, nada impede utilizar um móvel estampado como ponto focal do seu projeto - seja sofá, poltrona ou cadeira.

Gostamos particularmente dessa ideia porque as texturas são uma maneira maravilhosa de trazer interesse e profundidade aos cômodos, especialmente os de paredes lisas e palhetas neutras, como o branco e o cinza.

Uma sugestão é seguir as dicas anteriores e harmonizar tonalidades e padrões. Porém, use a criatividade e incorpore tecidos e materiais de muita presença e personalidade, como o couro. Ele combina bem com estofados estampados e possui uma maneira natural de dar base ao ambiente.

A seguir, separamos alguns móveis com elementos marcantes para você conhecer:

1 –  Greta Special Edition Printed - Baxter

2 – Cadeira Montgomery – Giorgetti

3 – Sofá Sherazade - Edra

4 – Le Bambole X Stella McCartney - B&B Italia

Novidades Casual Móveis

Fique atento às novidades do mundo mobiliário, das maiores marcas do planeta. Acesse nosso blog e se mantenha informado.